JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

O RIO NÃO PODE PERDER MAIS UM ANO - FOLHA DE PAGAMENTO - MEDIDAS URGENTES

O Rio de Janeiro foi mergulhado em uma crise financeira de dimensões difíceis até de calcular a sua extensão e os seus efeitos ao longo do tempo.
Não sendo especialista no assunto, pouco posso avaliara, mas penso que não será através de empréstimos que sairemos da crise. Eles são medidas paliativas que jogam os problemas um pouco mais para frente, afinal terão que ser pagos, mais cedo ou mais tarde.
O ex-governador Sérgio Cabral na campanha de 2006 disse claramente que a folha de pagamento não era um problema para o Rio de Janeiro, mas após tudo o que ocorreu nos quase oito anos que desgovernou, parece que tudo mudou.
Ontem comentei sobre a necessidade de mudar a gestão para começar a melhorar o quadro, o que é muito difícil sem mudar os gestores.
Hoje trato de cortes na folha de pagamento.
Sugiro que os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, etc, desenvolvam as seguintes medidas:
1) Extinguir TODOS os cargos comissionados.
Os servidores, os policiais militares e os bombeiro militares estão padecendo com atrasos nos pagamentos, enquanto "não concursados" estão recebendo em dia.
Basta de cargos comissionados!
2) Extinguir TODAS as gratificações pelo exercício de funções de chefia, direção, comando e similares.
3) Retornar todos os servidores públicos, policiais militares e bombeiros militares para os seus órgãos de origem. Deixando de pagar duas vezes (ganham e não trabalham nos órgãos de origem) e recompletamento necessário e urgente, inclusive em face da retirada dos "não concursados" de suas funções, os que recebem "cargos comissionados" decorrentes de indicações políticas. 
Lugar de PM e na PMERJ, de BM é no CBMERJ, de professor é na escola pública, ...
4) Fazer valer o teto constitucional, limite que só tem sido aplicado no Executivo.
Apesar de não ser especialista no assunto, tenho certeza que implementadas tais medidas a economia anual será da casa de bilhões de reais.
Por favor, critiquem e agreguem outras sugestões sobre a folha de pagamento.

6 comentários:

  1. Este assunto é bastante pertinente, mas os "semideuses" insistem em não levá-lo a sério. Segundo eles e seus especialistas, a economia é pequena para alcancar a economia ideal. É estranho, pois desde criança sabemos que "de grão em grão a galinha enche o papo".

    Os chefes dos três poderes permitem jantares, banquetes, viagens, diárias, auxílios, penduricalhos, escárnio. Um estado quebrado (o brasileiro também), dilapidado, dilacerado e roubado que não corta suas próprias gorduras.

    No executivo, ocupantes de cargos comissionados representam milhares de votos (incluindo de parentes, amigos do amigo e captação dos eleitores que se vendem).

    O judiciário é o maior esbanjador do dinheiro público. Chegam a ser vergonhosa, imorais, todas as estratégias, manobras e olhos vendados para agregar os penduricalhos. Nojo. Lembra a França que antecedeu à Queda da Bastilha e colocou vários "semideuses e reis" na guilhotina.

    O legislativo é a coisa mais marginal que se pode imaginar (municipais, estaduais e federal).

    Assim como juízes e desembargadores, vereadores, deputados estaduais, federais e senadores se locupletam e enriquecem como se o dinheiro público não pertencesse a ninguém, mas sim àqueles "mais inteligentes" que fazem jus à remuneração de reis... Reis da m#&*d@. O pior é que temos uma suprema corte alheia aos imorais, que enfeita suas decisões com citações, jogo de palavras e idiotices retóricas que nao servem, quase sempre, para nada: porto seguro do compadrio.

    O Brasil não tem solução. Nós, cidadãos comuns e trabalhadores como os verdadeiros servidores públicos (civis e militares), só temos o direito de trabalhar para pagar todo tipo de imposto para que "semideuses", "reis" e empresários enriqueçam.

    Quem tiver condições, deve se mudar para outro país. O Brasil continuará sendo explorado, roubado e avacalhado por todo tipo de bandido.

    ResponderExcluir
  2. Texto de ótima qualidade,mas a finalidade dos governantes é roubar,enriquecer,roubar e enriquecer.
    Mas e o povo?
    O povo,dizem eles,danam-se o povo.

    ResponderExcluir
  3. Se ocorresse uma greve geral de Vereadores, em todo território nacional, a população e eles mesmos, veriam a importância de tal cargo (só tem valia para eles mesmos, seus nomeados e familiares).
    Agora se a greve geral fosse de Garis, em todo Brasil... Ganham muitíssimo menos e são infinitamente mais importantes para o povo q qualquer vereador e seus comissionados. Sou pela extinção de todas as Câmaras Municipais de todo o país. Já seria uma grande economia.
    Pra que Senadores + Dep. Federais? Um cargo ou outro, os dois nâo deviam existir paralelamente. Grande economia seria feita.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto estes políticos corruptos tiverem que lhes servem e protegem, a população ficará sem que lhe serve e protege.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.